Antes preciso explicar os porquês da minha recomendação. Os computadores com MacOS tem uma série de motivos para serem melhor para este caso.
Através do programa Apple Security Bounty (ASB), existe uma recompensa de um milhão de dólares para uma vulnerabilidade crítica. Desta forma dificilmente um hacker deixaria de querer ganhar o prêmio de forma limpa para se aventurar com atividades maliciosas.
A Apple tem um histórico de ter um sistema "secure by default" ou "segurança por padrão". Aqui, por padrão, todos os programas rodando localmente precisam ter um fornecedor identificado. Para permitir um programa rodar na máquina local, é necessário explicitamente permitir a execução do programa, se não existir a assinatura de um desenvolvedor autorizado. Esta funcionalidade se chama "Gatekeeper", e verifica a assinatura digital dos apps e bloqueia malware comum disfarçado de apps legítimos.
A ideia de só permitir instalar aplicativos da loja, torna o ambiente do macos muito mais seguro. Todos os códigos de aplicativos na loja da Apple são auditados. Normalmente não existe como instalar aplicativos de terceiros, sem dar esta permissão expressa. Se você só instala aplicativos a partir da loja da apple, você provavelmente está mais seguro.
Se você endurecer ainda mais as configurações, é possível ganhar uma camada extra de segurança. Por exemplo, você pode facilmente configurar o firewall com alguns cliques para bloquear todas as conexões de entrada, e você ainda pode usar a configuração local da rede para um endereço privado. Isto é bem fácil de fazer (você pode perguntar a inteligência artificial como fazer isto) (isto evita expor o endereço do seu mac na internet).
Se você está suspeitando de algo, pode inclusive habilitar um modo chamado "modo de isolamento". Este modo é um recurso de segurança opcional que oferece proteção extra contra ataques cibernéticos direcionados, como aqueles que visam jornalistas, ativistas e outras pessoas em risco.
Outras funcionalidades de segurança, inclui o uso de um kernel (núcleo do sistema operacional) Unix seguro, o primo do Linux, só que mais seguro, para dizer assim. A funcionalidade SIP (System Integrity Protection) restringe modificações em arquivos críticos do sistema mesmo para usuários com privilégios de administrador e protege processos essenciais contra injeção de código. O mac ainda vem com um antivírus e roda aplicativos em um sandbox, desta forma não pode acessar arquivos, câmera, microfone, localização, seja lá que recurso for, sem permissão explícita do usuário. Se a criptografia de disco for ativada, ela protege os dados mesmo se o Mac for roubado. É ainda possível localizar um equipamento roubado. Um usuário comum mesmo com poderes de administrador, é limitado sobre o que ele pode fazer, não compremetendo o sistema em função deste privilégio.
Dito isto, vem uma coisa que eu acho que também é muito relevante para uma pessoa mais idosa. Apesar de sempre existirem novidades, a Apple busca uma continuidade e consistência na sua interface, de modo que novas versões do MacOS são sempre parecidas com versões anteriores. Isto ajuda a pessoa a não precisar ficar reaprendendo a usar o computador, a cada nova versão do sistema operacional.
Dito isto, uma maior segurança é conseguida somente com a educação dos usuários. Não existe proteção de segurança, por maior que seja, se a pessoa confiar em qualquer pessoa ou site, a ponto de clicar em qualquer lugar. O sistema da Apple vai ajudar muito, porém, ainda assim a pessoa pode cair em golpes, porém são golpes que normalmente precisam que a vítima faça algo no sistema, como clicar em um link no email, baixar algo e executar ou clicar em um site malicioso, pagar uma falsa conta, ou ainda fornecer seus dados voluntariamente em um site fraudulento.
Dito isto, existe um aspecto que considero relevante que acho interessante para a pessoa comprar um aparelho com as últimas versões disponíveis do MacOS, apesar do risco de segurança ser pequeno, existe uma janela de risco, se a pessoa comprar uma versão do MacOS muito defasada. A ideia é simples, um sistema potencialmente com uma falha de segurança que já foi corrigida pode ser ligado na internet e pode estar em risco até que seja atualizado para uma nova versão. Desta forma, aparelhos muito antigos podem sofrer deste mal, embora o risco ainda seja baixo. Comprando aparelhos novos, você consegue usar por muitos anos, entre 5 e 10 anos, a depender do aparelho. Apesar de ter somente um ano de garantia, a Apple tem uma tradição de produzir um bom hardware (eu não conheci ninguém que o mac tenha quebrado antes do fim do suporte do aparelho à atualizações) e também suporte à atualizações durante longos períodos (5-10 anos).
MUITO IMPORTANTE: É importante conhecer e confiar no fornecedor/vendedor do seu mac, porque algum agente malicioso pode vender um mac mais barato modificado para facilitar o cometimento de golpes (e é importante que a embalagem esteja devidamente lacrada de fábrica) (Clicando no nosso link, o fornecedor foi devidamente checado e é considerado confiável).
Agora, as melhores ofertas, em Julho de 2025. É a melhor oferta no presente (clicando abaixo ganhamos uma comissão sem você pagar nada a mais por isto) (A diferença de um pro outro é só a cor). Se quiser dar a moral pra gente:
MacBook Air Apple 13" Chip M4, CPU 10 Núcleos, GPU 8 Núcleos, Neural Engine 16 Núcleos, 16GB RAM, SSD 256GB, Meia-noite - MW123BZ/A
por R$ 9.499,00
MacBook Air Apple 13" Chip M4, CPU 10 Núcleos, GPU 8 Núcleos, Neural Engine 16 Núcleos, 16GB RAM, SSD 256GB, Estelar - MW0Y3BZ/A
por R$ 9.499,00
Missão: o computador mais seguro para idosos cumprida!